Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Homem Vs. Natureza: quando tudo se consolidou

     É fato que o homem sempre precisou da natureza. Uns apenas pegavam o necessário, mas outros (maioria) pegavam além do que precisavam, para obter lucros, assim nasceu à base do homem capitalista.
     Apesar das atividades de exploração dos recursos naturais serem bem antigas, as ações humanas começaram a causar maior impacto na natureza, nos últimos dois séculos que se passaram, a partir da Revolução Industrial, que promoveu a produção em grande escala e deu início a utilização de fontes de energia não renováveis, como o carvão e o petróleo.
     Desde então, a natureza vem sido extremamente explorada pelo homem na busca de matérias-primas, ato que foi impulsionado, com o estabelecimento do modo de produção industrial. Esses avanços tecnológicos, que tiveram grande impacto político, social e econômico foram frutos das mudanças sócio-políticas que desencadearam séculos antes modernizando os meios de produção e alterando profundamente o modo de vida do trabalhador, foram divididos em três períodos, sendo um que dura até os dias de hoje: 1° Revolução Industrial (1780-1870), 2° Revolução Industrial (1870- 1970) e 3° Revolução Industrial (1970- Presentes).
          


         

1° Revolução Industrial:  teve como matéria-prima, o carvão mineral. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra pelos seguintes motivos:
* possuía uma burguesia muito capitalizada

* controlava a oferta de manufaturados nos mercados coloniais;

* contava com um regime de governo (parlamentarismo) que favorecia o desenvolvimento capitalista.
* possuía grandes jazidas de carvão e ferro, matérias-primas indispensáveis à confecção de máquinas e geração de energia;

* concentrava abundância de mão-de-obra nas cidades, resultado do forte êxodo rural verificado na Idade Moderna.


2° Revolução Industrial: modificou o modelo industrial estipulado no séc. XVIII e aprimorou a busca por novidades. Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.O petróleo (matéria prima da 2° Revolução Industrial), que antes era usado apenas no sistema de iluminação, passou a ter utilidade com a invenção do motor à combustão. Novas experiências permitiram o aproveitamento de minérios antes sem importância na obtenção de matéria-prima e outros maquinários. O aço e o alumínio foram largamente utilizados pela sua maior resistência e maleabilidade. Métodos mais simples de fabricação permitiram que o ácido sulfúrico e a soda cáustica fossem acessíveis.


3° Revolução Industrial, é mais recente das transformações dos sistemas produtivos e ainda está sendo vivenciada nos dias atuais. É também chamada de Revolução Técnico-científico informal, ela inovou os campos de informática que acabou sendo aplicada nos meios de consumo e produção. Essa revolução contemporânea teve grande destaque nos Estados Unidos e Japão, dois dos países mais desenvolvidos atualmente. As áreas que foram revolucionadas foram: a robótica, a informática, a genética, a espacial etc.










domingo, 6 de outubro de 2013

Preservação ambiental


Alguns cursos universitários estão voltados para a sustentabilidade, ampliando suas pesquisas. Na área do designer de novos produtos tem-se o de Desenho Industrial. 


A agricultura também se voltou para a questão da sustentabilidade, visando à conservação do meio ambiente, criando as comunidades agrícolas bem como as suas unidades lucrativas.


Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos para promover o desenvolvimento sustentável, como Gestão Ambiental, Controle Ambiental e Saneamento Ambiental, promovendo um ambiente urbano ecologicamente equilibrado. 

fonte:
Brasil escola

~Gui

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Techno Green- Inauguração


   Quando se trata do assunto “sustentabilidade”, pensamos que para melhorar o planeta  necessitamos realizar ações grandiosas e ousadas (como se afiliar em ONG, investir alto em estrutura sustentável e etc.). Entretanto, podemos modificar ações do nosso cotidiano em prol de uma vida mais sustentável.
    A palavra sustentabilidade possui um significado bastante amplo possuindo 4 princípios ao mesmo tempo, mas em geral, significa ter uma vida com desenvolvimento econômico e possuindo bens materiais sem agredir o meio em que vivemos. Sendo os 4 princípios citados: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso.
    Sustentabilidade é o equilíbrio entre o que a necessitamos da natureza e o que oferecemos em troca; é economizar recurso utilizando-os melhor ao consumi-los; é reciclar; é pensar para onde vai tudo o que a gente produz e descarta; e de onde vem tudo o que a gente consome.
     A ideia de um blog que segue essa linha, com base em um projeto, surgiu quando vimos a necessidade de levar um assunto de extrema importância, debatido com pouca freqüência por grande parte da população, um assunto amplo e muito complicado de ser aplicado no nosso dia-a-dia.
     Então, a escolha do tema, apesar de ter aumentado o nosso campo de estudo, conseguiu aliar a teoria com a prática, com o intuito de encontrar novos meios para ajudar o planeta com ações no nosso cotidiano.